quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Seminários Previdência Complementar: Impasses e Soluções - ANABB - Paineis



Seminários ANABB: 1º Painel – A previdência Complementar no Sistema Previdenciário Brasileiro

Fonte: http://www.anabb.org.br/mostraPagina.as ... gina=46252

Começaram nesta terça-feira, 4 de setembro, os Seminários ANABB – Previdência Complementar: Impasses e Soluções em Brasília (DF). Mais de 250 pessoas participaram do primeiro dia do evento entre funcionários da ativa e aposentados, representantes do governo e de entidades representativas e participantes de outros fundos de pensão como Petros e Funcef. O evento vai até esta quarta-feira, 5 de setembro. Clique aqui e veja a programação.

O seminário foi aberto pelo presidente da ANABB, Sergio Riede, que falou sobre o desafio que a ANABB tem em trazer assuntos de interesse do funcionalismo para grandes debates, abrindo espaço para as discussões com agentes públicos e as entidades representativas, com o foco no entendimento sobre a previdência complementar.

O primeiro painel trouxe um panorama sobre a “A previdência complementar no sistema previdenciário brasileiro”. O tema foi apresentado pelo o secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz de Faria Júnior. Os debatedores foram o diretor-executivo da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Dílson Joaquim de Morais, e a presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Claúdia Muinhos Ricaldoni. O painel foi mediado pelo presidente do Conselho Deliberativo da ANABB, João Botelho.

Jaime Mariz apresentou um breve histórico do sistema previdenciário, informando estatísticas brasileiras. Também mostrou algumas características dos regimes previdenciários (geral, próprio e complementar) e comentou sobre a retirada de patrocínio. “O objetivo da CNPC é equilibrar dois vetores: possibilitar que a cobertura previdenciária cresça e não tirar a tranquilidade dos participantes dos fundos de pensão. A Previ é um exemplo a ser seguido pelo Governo, por isso, a possibilidade de retirada de patrocínio é algo inimaginável”.

Veja a apresentação do palestrante Jaime Mariz, secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência
Clique aqui http://www.anabb.org.br/pdf/seminariosa ... iz_MPS.pdf

Veja a apresentação do palestrante Dílson Joaquim de Morais, diretor-executivo da Abrapp
Clique aqui http://www.anabb.org.br/pdf/seminariosa ... ABRAPP.pdf

........................................................................


Seminários ANABB: 2º Painel - Previc e os Direitos dos Participantes
O segundo painel apresentado nos Seminários ANABB – Previdência Complementar: Impasses e Soluções, nesta quarta-feira (4/9), foi a respeito da “Previc e os Direitos dos Participantes”.

A palestra de apresentação sobre o assunto foi feita pelo diretor de Análise Técnica da Previc, José Roberto Ferreira. Os debatedores foram Antônio Braulio (diretor de Planejamento e Controladoria da Funcef) e Maurício França Rubem (diretor de Seguridade da Petros). O mediador foi o vice-presidente Administrativo Financeiro da ANABB, Reinaldo Fujimoto.

Assim como no primeiro painel, ao final da exposição dos convidados, os mesmos responderam as perguntas dos participantes do evento.
Veja a apresentação do palestrante José Ferreira, diretor de Análise Técnica da Previc

..............................................................................................


Seminários ANABB: 3º Painel - Resolução CGPC 26 e o Instituto da Reversão de Valores

O terceiro painel dos Seminários ANABB – Previdência Complementar: Impasses e Soluções apresentado nesta terça-feira, 4 de setembro, em Brasília (DF), teve como tema a "Resolução CGPC 26 e o Instituto da Reversão de Valores". O palestrante foi o Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Ricardo Pena. Os debatedores foram o Senador Paulo Bauer (PSDB/SC) e o advogado, Dr. Wagner Gusmão dos Reis Junior do escritório Fernando Fernandes Advogados. O vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna mediou o painel. O evento vai até esta quarta-feira, 5 de setembro.
Em sua explanação, Ricardo Pena, destacou que a Resolução CGPC surgiu para regular o setor de previdência complementar. "A norma buscou readequar os fundos de pensão e oferecer proteção aos participantes naquele momento. Das 11 ações judiciais impetradas contra a resolução, todas fracassaram", destacou Pena.
Veja a apresentação do palestrante Ricardo Pena, Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda.
.....................................................................


Seminários ANABB: 4º Painel - A Regulamentação da Retirada de Patrocínio

O quarto painel dos Seminários ANABB – Previdência Complementar: Impasses e Soluções, intitulado “A Regulamentação da Retirada de Patrocínio” apresentado nesta terça-feira, 4 de setembro, em Brasília (DF), teve  como palestrante o Coordenador Geral de Informações e Análise Conjuntural da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Carlos Marne Dias. Os debatedores são Ruy Brito (Representante da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do BB) e Deisy Rego (ex-diretora da Previ-Banerj).  O mediador é o vice-presidente de Relações Institucionais da ANABB, Fernando Amaral.
O palestrante Carlos Marne, da SPPC, explanou para todos os presentes a proposta de revisão dos fundos de pensão elaborada por uma comissão técnica criada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar. “Temos o objetivo de racionalizar e uniformizar os procedimentos. Estamos com os fundos de pensão estagnados há mais de dez anos e para fomentar o sistema temos que dar estabilidade, previsibilidade e clareza das regras existentes, para fortalecer o contrato previdenciário e também preservar os participantes”, esclareceu Marne.

Veja a apresentação do palestrante Carlos Marne, Coordenador Geral de Informações e Análise Conjuntural da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência

.....................................................................................................................................................









Nenhum comentário:

Postar um comentário